Efetue seu login

Para acessar as aulas é necessário efetuar cadastro. Com isso você poderá estudar quando, como e de onde quiser.

Categorias de Cursos

CONCURSO INSS EM ABRIL


O ano de 2022 iniciou com a expectativa de autorização do concurso INSS. Isso porque, segundo o secretário de Previdência do Governo Federal, Leonardo Rolim, ex-presidente do Instituto, a seleção deve ocorrer antes das Eleições.

Como a votação do 1º turno está prevista para o dia 2 de outubro de 2022, o aval do Ministério da Economia precisa ser dado, no mínimo, seis meses antes, ou seja, até abril de 2022.

No mais tardar, o aval sairia em meados de setembro, muito próximo da previsão de publicação do edital, o que poderia por em risco o planejamento do INSS, que, antes da abertura da seleção, precisará contratar a banca organizadora e elaborar o edital.

Além disso, para que o edital seja publicado antes das Eleições 2022, o documento precisa ser divulgado até o dia 1º de outubro, considerando que a votação está marcada para o dia 2 do mesmo mês.

Caso o edital seja publicado em outubro, em sua data limite, as provas poderão ocorrer até fevereiro de 2023 (quatro meses), como prevê o Decreto 9.739/19.

Há ainda a possibilidade de os exames acontecerem em dezembro deste ano, se for solicitado o adiantamento de dois meses entre a publicação do documento e as avaliações - situação que aconteceu nos concursos das Polícias Federal e Rodoviária Federal, CGU, Ibama e ICMBio.

O intervalo de dias entre a autorização do concurso do INSS em 2015 e a publicação do edital confirmam essas previsões. Na época, o aval foi concedido em 29 de junho e o edital publicado em 22 de dezembro, exatamente seis meses entre um evento e outro.

Em 20 anos, Cebraspe organizou 70% das seleções
A seleção teve a organização do Cebraspe. Os candidatos ao cargo de técnico foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 120 questões sobre:

Ética no Serviço Público;
Regime Jurídico Único;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Administrativo;
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico;
Noções de Informática; e
Conhecimentos Específicos.

Órgão: Instituto Nacional de Seguro Social
Cargos: técnico e analista do seguro social
Vagas: 7.575 solicitadas
Requisitos: níveis médio e superior
Remuneração: R$5.447,78 e R$8.357,07
Status: aguardando aval do Ministério da Economia